Módulo 0: Cinza (Gratuito)


Módulo 0: Diagnosticado
Como acabar com as dívidas e começar o processo sustentável de enriquecimento.



Neste módulo gratuito do Treinamento Riqueza Dinâmica, você saberá como começar a sua jornada até a riqueza. Alguns começam a jornada com nenhum dinheiro ou com bem pouquinho. Já outros muitos, como eu, começam no negativo... Devendo dinheiro! Não importa com quanto dinheiro você vai começar, porque você aprenderá a administrar o dinheiro, a gastar menos, a poupar, a ganhar mais e a investir. É certeza que com os ensinamentos desse módulo, você construirá fundamentos sólidos para iniciar seu caminho até a riqueza. Se eu consegui, você também conseguirá!

Clique nos links abaixo para baixar as formulários manuais:


Auto-
Diagnóstico

2022.12 Auto-Diagnóstico Manual.pdf

Preparação
do Futuro

2022.12 Preparação do Futuro Manual.pdf

Projeto
do Sonho

2022.12 Projeto do Sonho Manual.pdf



Como vão as finanças: revise

Clique nas setas abaixo para expandir dos tópicos e refletir sobre seu momento financeiro:


Ruim

Atenção

Bom


Finanças: Revisão financeira



Estou negativo
Possuo dívida.


Estou no zero
Não possuo dinheiro guardado.


Estou positivo
Possuo dinheiro guardado.



Patrimônio: Revisão patrimonial



Falta
Utilizo bens de outros.


Nenhum
Não possuo bens.


Excesso
Possuo bens que nem estou utilizando.



Renda: Diagnóstico da renda



Doente
Gasto mais do que recebo.


Atenção
Recebo o mesmo que gasto.


Saudável
Recebo mais do que gasto.




Como começar do jeito certo: auto-diagnóstico

"Para ter mais depois, é preciso saber quanto você tem agora".

"Para ir a qualquer lugar, antes é preciso saber exatamente onde você está".

"Para ser uma pessoa diferente no futuro, você precisa conhecer profundamente quem você é no presente".

Há inúmeras maneiras de dizer que você precisa de um referencial: um ponto de partida. A mudança na minha vida financeira só começou depois que eu escrevi todos os meus números e enxerguei-os juntos diante dos meus olhos: percebi que eu era um cara endividado, com a mentalidade de pobre e que se continuasse daquela forma, só pioraria minha situação. Faça isso: anote todos os números que passaram pela sua vida durante os três últimos meses, pelo menos. Para ajudar, junte seus contracheques, recibos, contas, boletos, fatura dos cartões, notas, extrato da conta corrente etc. Em seguida:

1. Some tudo que recebeu nesse período e anote o valor;
2. Some tudo que gastou nesse mesmo tempo e anote o número;
3. Compare os dois resultados e veja qual deles é o maior;
4. Faça o diagnóstico da sua situação, que só pode ser um dos três abaixo.

- Doente financeiramente: você gastou mais do que recebeu.
- Saudável financeiramente: você recebeu mais do que gastou.
- Estado financeiro de atenção: você gastou o mesmo que recebeu.

Atenção. Não dá só para imaginar ou estimar esses valores. É preciso reunir os os extratos, mesmo... Anotar de verdade os valores, fazer a conta e escrever o resultado do auto-diagnóstico. Esse terá sido o seu primeiro de muitos. Será necessário realizá-lo de tempos em tempos, porque quem não presta atenção nisto, mesmo que não gaste mais do que recebe, tende a adoecer financeiramente e isso significa empobrecer. Quem se mantém saudável tem mais chances de ficar rico.



Como poupar dinheiro: corte ou reduza despesas

Primeiro você precisará ganhar todos os meses mais dinheiro do que gasta (ou gastar menos dinheiro do que ganha. Dá no mesmo). Há muitas formas de fazer isso, mas para simplificar, eu citarei duas:

1) Trabalhar e estudar mais tempo, para ganhar mais dinheiro e não deixar seus gastos mensais aumentarem;
2) Trabalhar e estudar o mesmo tempo, mas reduzir seus gastos mensais.

No meu caso, eu achei mais fácil a opção 2. Comecei cancelando os serviços que eu não usava, como a televisão a cabo. Eu reduzi a mensalidade dos planos importantes, como internet. Eu mandei lavar menos vezes meu carro, monitorei os preços dos produtos que eu precisava para comprá-los só em grandes promoções, eu troquei lâmpadas fluorescentes por LED, liguei para para os provedores e pedi com muita educação que me isentassem das anuidades... Eu também fechei contas em bancos que me cobravam para abrir contas gratuitas. Enfim, somente fazendo coisas absolutamente possíveis, fiz dinheiro sobrar na conta. Se você conseguir deixá-lo na sua conta sem gastá-lo, já estará popando seu dinheiro. Dá trabalho, mas dá certo.



Como acabar com as dívidas: analise os detalhes

Se você está devendo dinheiro, precisará pagar sua dívida, negociá-la para quitar o saldo devedor com desconto ou, com responsabilidade, adiar o pagamento para obter a vantagem de honrar seu compromisso com o mínimo de prejuízo. É preciso analisar caso-a-caso. O primeiro passo para resolver suas dívidas ruins é saber exatamente os mínimos detalhes de cada uma delas. Como fazer isso? Lendo com muita atenção contratos e outros documentos que fazem parte da dívida. Ao fazer apenas isso, você pode se surpreender ao descobrir que suas dívidas não precisam mais serem pagas. Se isso não acontecer com você, não fique triste, pois conhecer a coisa que gerou o endividamento, as datas que os fatos se deram, ao somar os valores, ler os nomes dos envolvidos e calcular os prazos, muitas idéias surgirão de como recorrer. Eu posso ajudar você a enxergar uma luz. Apenas não se permita ser como alguns, que preferem pagar juros sem sentido e ficarem cada vez mais pobres, apenas para não precisar ler textos chatos.



Como criar uma reserva de dinheiro para emergências: guarde o suficiente em um lugar separado

É muito arriscado não ter uma quantidade grande de dinheiro reservada para imprevistos graves. Muitas coisas ruins infelizmente podem acontecer de repente, que nos obriguem a gastar muito dinheiro, ainda que nem o tenhamos. Exemplos: tratamentos contra doenças, cirurgias, sinistros com nosso carro ou até com nossa casa. Também podem ocorrer crises, falências, multas, roubos, perseguições e vários outros tipos de infortúnios. Você precisa ficar preparado e isso significa ter dinheiro guardado em um lugar protegido e de fácil acesso para você ou em uma conta no seu nome, de onde você poderá retirá-lo a qualquer momento, sem precisar esperar. Esse montante não pode estar "prêso", em poder de outras pessoas, nem na forma de um bem, como um terreno ou um automóvel. É preciso que seja instantâneamente sacável ou transferível.

A quantia exata que você precisa ter em sua reserva para emergências é simples de estipular: o valor é de ao menos seis vezes o quanto você gasta mensalmente, caso você seja um empregado; e ao menos doze vezes seus gastos mensais, caso você seja um chefe ou autônomo (quem trabalha sem chefes, nem empregados). Por exemplo: se seus gastos mensais são de R$ 3.000,00 (três mil reais). 6 vezes esse valor equivale a R$ 18.000,00 (dezoito mil reais).

O trabalho de reduzir os custos de vida gera um grande benefício aqui, pois quanto antes você tiver sua reserva de dinheiro pronta para emergências, mais rápido poderá começar a investir para valer em sua riqueza. Importante: a reserva de emergência é um dinheiro que pretendemos nunca usar! Isso mesmo, ele continuará guardado, com sorte, por toda nossa vida. Se isso acontecer, significará que não teve que passar por emergências. Uma emergência é toda coisa essencialmente ruim de grande escala que você é incapaz de prever. Se puder prever uma coisa indesejável, como a troca do telhado da sua casa, que está condenado a cair, programe-se e use outro dinheiro. Ensinarei como fazer isso mais adiante no Treinamento Riqueza Dinâmica. Jamais use sua reserva de emergência para comprar bens, nem para completar o montante e realizar um sonho. Emergência é emergência!



Como tirar seus sonhos do papel: coloque-os no papel

Para tirar seus sonhos do papel, primeiro você precisará escrevê-los no papel. Esse ato não pode ser só figurativo. Quando você escreve seu sonho num documento de verdade, com seu nome, com a data, com a descrição exata do que você terá, com o quanto essa coisa lhe custará, com metas claras, com a seqüência de ações que o deixará mais próximo de conseguí-lo, você estará fazendo mais do que apenas um gesto: estará desenhando um plano de como chegará ao seu objetivo. É preciso ter coragem, pois é comum o mêdo de ser feliz. Não precisa acertar tudo do início ao fim. Isso seria impossível, dependendo do seu sonho. Você só precisa escrever. Sonhar não custa nada e pode ser muito divertido! Pare de somente 'desejar' e comece a realizar aquelas coisa que antes pareciam distantes. Nesse treinamento nada é por acaso: ao deixar registrado num documento pessoal o que você será ou o que você terá junto à data que isso acontecerá, você pode não perceber, mas estará construindo os alicerce para coisas enormes que poderá construir.

Não estou falando aqui de promessas genéricas, nem resoluções vagas, como "esse ano vou emagrecer". O projeto do seu sonho é um compromisso sólido e factível: Você definirá exatamente quantos quilogramas vai emagrecer; Quais atividades fará e quais alimentos ingerirá para reduzir sua massa corpórea. Quem serão as pessoas que lhe ajudarão nessa fase desafiadora; De onde virão os apôios que precisará para não desistir. Qual data terá chegado a 50% do seu objetivo. Qual o plano bê, caso perceber que o plano a não deu certo; O que fará para comemorar e quando tiver atingido o peso estabelecido." Tudo que existe no mundo, feito pelas mãos do homem, precisou antes ser real em sua vontade. Para facilitar ainda mais seu sucesso, eu desenvolvi um roteiro que abrange os elementos mais relevantes desde o início até a conclusão dos seus projetos!

Um desses elementos é o dinheiro. Na maioria dos casos, será você que pagará por aquilo que construirá e precisará fazer isso de maneira sistemática: fazendo aportes todos os meses. Pode ter certeza de que quando você não dá uma finalidade ao seu dinheiro, acaba dando um fim a ele. É isso. Não adianta só guardar por guardar ou investir por investir. É preciso ter a atitude de separar o dinheiro todos os meses e usá-lo somente para obter algo maior no futuro. Para isso, o projeto do sonho é fundamental, pois sem ele você poderá até definir em pensamento qual será o destino da sua grana, mas no meio do caminho o esquecerá ou o ignorará para gastá-la com coisas menores no presente.



Como ganhar mais dinheiro: use a criatividade

Primeiro reconheça com humildade e seja sinceramente grato às pessoas que lhe ofereceram oportunidades de conquistar o que você possui hoje. Não abandone seu trabalho, pois ele é a sua atividade-sustento. Procure melhorar seu desempenho em seu emprêgo ou empresa, invista em cursos relacionados à sua área, dependendo das exigências, faça faculdade ou pós-graduação, aprenda ou aprimore novos idiomas. Se essas iniciativas não resultarem em um aumento de salário, em uma promoção ou uma recolocação profissional, a solidez da sua fonte primária permitirá que você começe a desenvolver mais fontes de renda ativas e passivas: uma por vez. Crucial: dentre as incontáveis possibilidades que serão apresentadas a você, escolha uma só, estude-a, pratique-a e fique bom nela antes de partir para outra. Se perceber que não terá o retôrno desejado, não se adaptou ou simplemente não gostou, não tem problema abandoná-la e partir para a próxima! Aqui a única regra é não se envolver com práticas ilícitas, anti-éticas e imorais. De resto, quaisquer atividades e negócios que lhe fizerem ganhar mais serão bem-vindos.

Quando eu era criança, desenhava escudos dos clubes de futebol e vendia para serem enquadrados pelos meus poucos clientes. Fazia "bicos" de ajudante de pedreiro, entregava panfletos pelas ruas, vendia bichinhos de pelúcia de porta-em-porta, atendia os que vinham comprar sorvetes caseiros, entregava encomendas e tantas outras coisas... Isso tudo antes das maquininhas de cartões e dos aplicativos de entregas chegarem para facilitar as coisas. Atualmente minha prioridade é meu emprego formal: gero valor à corporação para a qual trabalho. Em seguida, obter renda-extra das operações estruturadas com derivativos (opções) da bolsa de valores: lá ofereço garantias ao mercado financeiro e em troca recebo prêmios de forma consistente em dinheiro. Por fim, ofereço o Treinamento Riqueza Dinâmica: nele ensino pessoas próximas maneiras simples e práticas de administrarem seu próprio dinheiro e de enriquecerem de forma sustentável.



Como ganhar dinheiro sem trabalhar: invista em renda passiva

A chamada renda passiva decorrerá de um investimento que você fará uma vez e que depois, sem você precisar fazer mais nada (ou quase nada), continuará lhe entregando lucros. Por exemplo: quando você compra uma ação de uma empresa, você se torna um investidor dessa empresa e caso ela tenha lucros dos produtos que vende ou dos serviços que presta, ela lhe pagará automaticamente um dividendo, que é um valor pequeno que você receberá como sua parte nos lucros, pois ao comprar essa ação, você se tornará um dentre muitíssimos outros acionistas dela. Ou seja, você será um dos donos dessa companhia e poderá até ter direito a votar em certas questões da vida da firma. Isso é uma coisa maravilhosa, sim, mas não se engane, pois nem todas as empresas dão lucro o tempo tôdo. Muitas dão prejuízos e constantemente há empresas abrindo processos de falência e fechando. Quando isso ocorre, você deixa de ganhar dinheiro, pode até perder uma parte, tudo que investiu ou até ficar endividado, precisando entregar mais dinheiro do que colocou no início do investimento. Existe risco em tudo e apesar de perigoso, o risco não é uma coisa ruim em si mesma porque no universo dos investimentos, por exemplo, você também pode ganhar dinheiro quando uma empresa vai mal. Sabe como? Dentre outras formas, vendendo "seguros" contra a desvalorização de suas ações. Por outro lado, quando as ações que você adquiriu se valorizam muito, dependendo da quantidade e do valor que você pagou nelas, isso pode lhe deixar instantaneamente rico! Sim. É uma possibilidade rara, mas real. O Treinamento Riqueza Dinâmica não foca nessa forma de enriquecer, pois a probabilidade dela ocorrer é muito pequena. No entanto, deixamos algumas "janelas abertas", para que eventos como esse, ao acontecerem, "respinguem" em nós.

O mais importante nesse ponto é saber que é possível ganhar dinheiro de forma passiva, investindo não somente em empresas que fabricam produtos ou prestam serviços, mas também em governos, em instituições financeiras, no agro-negócio, em imóveis, em novas tecnologias, em contratos diversos, em pessoas talentosas (incluindo em você mesmo, desde que isso não consuma muito do seu tempo) etc.



Como investir todos os meses: saiba com antecipação o quanto você ganhará e gastará

Passei muitos anos da minha vida com minha conta-corrente 'negativa', pagando juros altos sem necessidade e preocupado em não deixar o saldo devedor extrapolar o limite do 'cheque especial' que era de 500 reais. Eu até fazia piadas para os amigos sobre eu nunca ter tido a conta no 'positivo', mas também nunca ter ficado mais do que 500 reais negativo... Até que isso aconteceu. Foram só por algumas horas até que eu "cobrisse" a conta e mesmo assim, recebi a ligação da gerente da agência me dando uma justa bronca, pois eu não tinha direito a usar o dinheiro do banco. Senti-me como se eu tivesse roubado alguém e depois devolvido escondido... Fiquei tão envergonhado, que prometi a ela e a mim mesmo que isso não aconteceria mais. Eu então desenvolvi uma planilha no computador que me mostrava quanto dinheiro eu tinha e quanto eu teria nos próximos meses. Quando eu fazia dívidas, anotava nessa planilha os valores e as datas que os boletos venceriam, que os cheques seriam compensados e quando eu receberia meu salário. Voilà! A planilha me mostrava a dura verdade: vai acontecer de novo! Mas eu já consegui um grande benefício: saber com antecedência.

Eu soube de muitas pessoas que diferentes de mim, até conseguiam juntar uma certa quantidade de dinheiro, a depositavam na poupança ou até faziam bons investimentos em produtos financeiros sofisticados, mas que depois de pouco tempo precisaram retirar tudo para pagar dívidas ou para comprar coisas. A planilha me ajudou a não ficar mais no 'vermelho' e ainda a me programar para ganhar mais dinheiro! A planilha de preparação do futuro funciona muito bem até hoje da seguinte forma: ela mostra o saldo que terei em minha conta todos os dias dos próximos meses. Meu trabalho é inserir na planilha os valores que entrarão e que sairão da minha conta nas datas estimadas. Não preciso ser perfeito, nem anotar os centavos. Quando eu percebo que numa data futura meu saldo ficará negativo, pois a planilha destaca esse dia em vermelho, dependendo do tempo que ainda tenho, eu simplemente não gasto, nem invisto o dinheiro hoje, pois sua finalidade será outra lá na frente.

Você pode até anotar tudo num caderno ou no celular, mas eles infelizmente não serão capazes de e fazer as contas para você. Ainda não encontrei nenhum aplicativo capaz de me estimar o saldo que terei em minha conta daqui 5 anos, por exemplo. Para isso, ainda não conheci nada melhor do que a 'boa e velha' planilha.



Como proteger seu dinheiro e garantir o próprio futuro: nunca pare de estudar

A vida é muito dinâmica e quem pára no tempo, fica para trás. O que você ainda precisa ver ou sofrer para entender que seu futuro não está garantido? Você acha mesmo que o govêrno lhe garantirá uma renda digna quando você já não quiser ou puder trabalhar? O maior interessado em se preparar para o futuro é você mesmo.

Antigamente o acesso ao conhecimento era bem mais complicado. Os conceitos econômicos confiáveis se transmitiam apenas através de livros de difícil compreensão e os cursos de finanças eram caríssimos. Com a internet, vivemos a era da informação e isso trouxe benefícios inúmeros, como a facilidade de aprender à partir de vídeos práticos gravados e de conversas ao vivo com pessoas que têm autoridade, pois já chegaram no destino que nós almejamos.

Existe o conhecimento gratuito e o pago. O problema da informação gratuita é que, apesar de abundante, nem sempre está formatada num côrpo de conhecimento. Quando encontramos métodos bons de professores confiáveis, estes podem ser figuras distantes e ainda que tenham interesse verdadeiro por seus alunos, não conseguem se multiplicar para atenderem a todos. Não vejo isso como falta de respeito, nem como descaso. É apenas a natureza das coisas.

Sendo assim, você precisa aprender com alguém a estudar por conta própria e não depender o tempo tôdo de um curso, uma turma ou de um professor. Parece estranho, mas é simples: é bom que o conhecimento que já existe seja transmitido por aquele que o sabe para que os demais não precisem descobrir por conta própria. Já os novos conhecimentos são fruto de alguém que estudou sozinho ou em grupos bem pequenos. Precisamos de ambos. O importante é você nunca parar de estudar.



Como aproveitar as oportunidades: Treinamento Riqueza Dinâmica

Somente com os ensinamentos desse módulo introdutório gratuito, você aprendeu exatamente como começar sua jornada até a riqueza do jeito certo, teve um exemplo prático de como sair do endividamento e poupar dinheiro, tomou conciência da importância de estar preparado para situações de emergência, obteve o caminho para deixar de sonhar e conquistar naturalmente seus objetivos, além de com ganhar rendas-extras, rendas passivas e também uma forma diferenciada de atingir a disciplina de investir todos os meses. Agora depende de você tomar a decisão: Se você acredita que as coisas que você aprendeu até hoje serão suficientes para enfrentar os desafios do futuro, saiba que eu não me permito pensar dessa forma. Continuarei estudando para aumentar minha capacidade de resistir às crises que virão, de proporcionar aos meus o maior confôrto que possível e também para ficar sabendo das oportunidades de negócios.

Eu adoraria ensinar o que eu sei sem cobrar nada. Eu até tentei! Achei que conseguiria ajudar os meus amigos a vencerem alguns problemas financeiros que eu já não tenho... Só que eu aprendi que quando não pagamos com nosso dinheiro "suado", não damos igual valor ao que recebemos. Então até por uma questão de comprometimento com meus alunos, eu estabeleci um valor bem baixo mensal, mas que servirá de incentivo para que eles avancem nos módulos.

Se você quiser fazer parte dessa turma única que está em formação, clique no link abaixo, analise as condições promocionais de lançamento e se fizer sentido para você estudar conosco, entre em contato por mensagem. Serão apenas 25 pessoas na turma, das quais apenas as 5 primeiras receberão meu acompanhamento pessoal e terão direito a uma vantagem extra.

Se tiver gostado do que viu até aqui, é melhor correr, porque as turmas são limitadas. Caso decida não fazer o Treinamento Riqueza Dinâmica, não tem problema. Apenas recomendo que nunca pare de estudar.